quarta-feira, 6 de abril de 2016

Fermentação, Queijos Vegetais: A CIÊNCIA DA PAZ

Outro dia postei uma foto no Instagram de um queijo de amendoim feito a partir de fermentação e algumas pessoas perguntaram sobre o processo desse queijo. Bem, já existiu um tempo em que eu ignorei alguns processos legais dentro do Crudivorismo e me atentei mais em consumir coisas prontas (saladas de frutas e de verduras) sem participar muito do processo delas... Isso me deixa um tanto triste porque sempre gostei muito de mexer com comida e só picar ingredientes não contemplava todo fluxo de energia que eu queria passar pra cada alimento haha... Enfim, isso tudo só pra dizer que sim, dá um pouco de trabalho e tem que esperar... tem que esperar bastante. Mas é isso que a Natureza tem pra nos ensinar hoje em dia: PACIÊNCIA!
Somos, a cada geração que passa, seres mais e mais impacientes. E cada vez mais temos essa dívida com nós mesmos compensada pelos mercados em forma de pacotes, bandejinhas, sódio e conservantes. TUDO, absolutamente qualquer coisa, que a gente queira comer tem pronto no super-mercado (tipo ovo de páscoa no natal e panetone na páscoa. Porque não dá pra esperar até o mes X ou Y pra comer). Então a gente se destrói, não é mesmo? Não conseguimos esperar, não temos tempo pra produzir/participar do/sentir nosso próprio alimento e as máquinas - cada vez mais ágeis e fortes conforme as nossas "necessidades" (que a cada dia mudam e são maiores) - dão conta de produzir milhões de alimentos que serão, entre outras coisas, jogados no lixo. Triste né? 
BUENO! Já que você teve paciência de ler até aqui sendo que só veio saber de uma receita de queijo vegetal, parabéns. Continue lendo...


PASSO 1 - FERMENTAÇÃO DE GRÃOS - REJUVELAC
Esse procedimento é MUUUITO importante pros queijos, cremes, iogurtes que você quiser fazer, e é BEM SIMPLES.
O Rejuvelac é um probiótico geralmente feito de grão de trigo (que é como vou passar a receita) mas pode ser feito com linhaça ou semente de girassol (creio que com outros grãos também mas só fiz com esses e tá melhor falar com mais certeza).
Enfim. Você vai precisar DE:
100g de grão de trigo cru (ou de semente de girassol ou de linhaça)
1l de água filtrada
1 pote de vidro
PREPARO:
Coloca o trigo e a água dentro do pote, fecha e deixa lá em cima do balcão por 2 ou 3 dias. Evite que este pote pegue muito sol mas ele não precisa necessariamente estar em um lugar escuro ou fechado. O que vai acontecer é que as bactérias que moram no grão (tudo tem bactéria tá, gente? Essas são bem boazinhas!) vão começar a comer todo o amido presente nele, fazendo com que o grão fermente e é bem isso que a gente tá querendo aqui.

PASSO 2 - O QUEIJO
No segundo dia de fermentação do seu Rejuvelac você vai pegar uma porção de 100g de alguma castanha, pode ser castanha do pará, macadâmia, amêndoa, castanha de caju, ou de alguma leguminosa como o amendoim ou grão de bico (este precisa de mais dias de molho) e vai fazer a mesma coisa que fez com o Rejuvelac, ou seja:
100g de castanha de caju (ou outro)
1l de água filtrada
1 pote de vidro
PREPARO:
Coloca a castanha e a água dentro do pote e deixa lá em cima do balcão por 1 dia.

PASSO 3 - JUNTANDO TUDO
Tudo de molho faz um tempão, você percebe que tá subindo um gás e as água tão ficano branca e meu Deus parece que isso não vai prestá na minha cozinha - CALMA! Tá tudo certo, é isso mesmo, não precisa jogar nadinha fora.
Vamos lá:
Reserve 200ml da água do Rejuvelac para o queijo e o restante você pode guardar na geladeira, sem os grãos, e beber todos os dias com um suco verde, vitamina ou até mesmo fazer um iogurte com leite vegetal.
Coe as castanhas e deixe-as secando um pouco ao sol (por dois motivos: triturar legal e pegar uma energia solar bem gostosa)
Bata no liquidificador as castanhas com os 200ml de Rejuvelac, se precisar adicione um pouco mais de rejuvelac pra ajudar a bater mas até dar um ponto de pasta, não deixe ficar muito mole.
Pronto?? Não.

PASSO 4 - QUEIJO BÃO É QUEIJO CURADO, SÔ!
Pegue essa massinha do seu liquidificador e embale num tecido fino e limpo. Pode ser um voil ou uma fraldinha de bebê. Amarre como uma trouxinha e pendure em algum lugar com sombra, pode ser até dentro da cozinha. É possível que ele pingue um pouco então é legal deixar um pratinho em baixo pra não perder esse líquido, que pode ser um ótimo iogurte.
Deixa lá penduradinho por, pelo menos 10h (costumo deixar por 24h que eu gosto de serviço bem feito).

PASSO 5 - QUASE COMENDO O QUEIJO
Retire a massinha do pano, sinta o cheiro, a textura, prove um pouquinho. E agora você já pode temperar da forma como quiser. Sugiro:
1 colher de chá de cúrcuma
1 pitada de sal
1 colher de chá de páprica
1 colher de chá de cheiro verde
1 pitada de pimenta do reino
Meio limão espremido
1 colher de sopa de azeite

AGOOOOOOOOOORA SIIIIIIIIIIIIM
Já dá pra saborear e servir. Dura até 1 semana em pote fechadinho na geladeira (e conforme o tempo vai passando, o gosto dos temperos vai ficando mais presente no queijo).
Se você não se importar de esperar mais um pouco antes de comer, se deixar mais 1 dia secando no sol, ele cura e fica tipo um queijo de corte mesmo. Caso contrário, depois de 96 horas, você tem uma ricotinha muito gostosa e nutritiva pra utilizar em várias receitas!!!
 Ufa!

Ainda em tempo, nesse link AQUI vc pode ler mais sobre a maravilinda Conceição Trucon, diva da alimentação viva rs, do site Doce Limão (que é mara!) falando sobre fermentação e deixar os cereais de molho. Interessantissimo!
NamastÊ!!!!

3 comentários:

  1. Agradeço pela receita é todas as dicas, vou fazer!!! Uma ótima semana pra ti...

    ResponderExcluir
  2. nossa! gratidao! adorei como escreve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como to precisando dessa ciencia da paz! valeu mesmo!

      Excluir

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!