domingo, 19 de julho de 2015

Desintoxicação a flor da pele

Desde que comecei a ouvir falar sobre dietas de purificação, desintoxicação e afins eu pensava "se as pessoas fazem essas dietas e jejuns para purificar, por que não permanecem puras?"... Me encucava pensar que desintoxicamos para nos intoxicar novamente e assim como uma roda girando. Já conheci gente que depois de 1 dia de dieta alcalina se deu por satisfeito e no dia seguinte saiu comendo todas as porcarias que conseguiu imaginar. Confusão orgânica. Achei aquilo muito engraçado mas foi a partir dessas visualizações que fui caminhando com um pouco mais de certeza para o veganismo alcalino.
Mas, nem tudo são flores e amores... quer dizer, são sim! Mas como toda rosa cheirosa, tem espinhos neste caminhar... ou melhor, ESPINHAS!
Minha pele do rosto sempre foi bonita e viçosa, ao contrário do restante do corpo. Desde a adolescência "sofro" (em aspas porque na verdade nunca me importei) com foliculites nos braços, coxas e no bumbum - essa parte sempre recheada de marcas vermelhas e espinhas muito gordas! - depois que comecei a pensar um pouco mais sobre minha alimentação e praticar exercícios com regularidade, a presença da foliculite diminuiu um pouquinho, mas ao mesmo tempo acreditava que cremes hidratantes industrializados eram a solução. Ou seja, nunca tive a pele bonita e nunca dei devida importância pra ela.
Depois de dois meses no crudivorismo as espinhas começaram a aparecer no meu rosto. PÂNICO. Justo no único espaço onde minha pele parecia bonita. Li algumas coisas relacionadas a alimentação e espinhas e todos os sites, blogs, revistas diziam: adote uma dieta alcalina. Eu ficava pensando "MAS É ISSO QUE ESTOU FAZENDO E NÃO ESTÁ DANDO CERTO!" Pânico dobrado.
Perguntei em muitos grupos na internet, pra muitas pessoas diferentes que já são crudiveganas há bastante tempo e li alguns artigos para saber se era normal e enfim, confortaram minha mente me contando: Isso é parte de um processo de desintoxicação. Algumas pessoas têm diarreias, outras têm dores, outras têm rachaduras na pele, outras têm espinhas... 
No meu caso, foi um choque, porque além dessa purificação física acontecendo, também estou aprendendo a me desapegar da vaidade com esse processo. Nunca fui extremamente vaidosa nem cuidadosa com a minha pele de modo geral, mas percebi que a presença das espinhas me trouxe essa preocupação de maneira saudável porque ao mesmo tempo que quero me livrar das marcas, não quero me intoxicar novamente passando pomadas, cremes e sabonetes especiais industrializados muito menos fazer um tratamento invasivo a laser ou a base de remédios. Passei então a eu mesma produzir os meus sabonetes e pesquisar sobre formas naturais de eliminar algumas marcas e as foliculites com as quais nunca me importei, comecei também a reavaliar essa minha falta de interesse pela pele e percebi que eu realmente nunca aprendi a me importar com isso. 
Lado direito é o mais crítico. Espinhas, cravos e marcas aparecem todos praticamente só deste lado - indicativo de problemas acumulados no fígado, estresse e irritação atoa.

Uma pele bonita mostra o quanto a pessoa é saudável, toda doença se manifesta na pele. Sendo assim, noto o quanto manifesto através da pele as "doenças" que acumulei em 24 anos de existência neste corpo e enfim, me sinto feliz por poder eliminar tudo isso, mesmo que seja através das espinhas.
Estou com quatro meses de crudivorismo e as marcas das espinhas que espremi ainda estão no meu rosto... Às vezes tenho a impressão de que nunca mais vão sair,  me sinto muito feia mas compreendo que faz parte de um processo de limpeza... Me alimento da esperança de que aos poucos tudo vai se equilibrando, afinal são 24 anos X 4 meses!
Pequenissimas espinhas no meio das sobrancelhas

Lado esquerdo com algumas marcas (as sardas são de nascimento!)
Resolvi compartilhar este desabafo justamente porque sei que não estou sozinha nesse processo. Creio que muitas mulheres que entraram recentemente, como eu, no caminho da purificação, acabam se entristecendo e desistindo. E sei também que há outras que preferem nem tentar por medo de passar por isso, tipo "ah do que adianta ter boa alimentação e uma pele feia?". Adianta. Não desistam! Prefira colocar as toxinas pra fora agora, mesmo que seja dessa forma, do que cultiva-las dentro de si para que se manifestem em forma de doença grave futuramente. Não dá pra se identificar com algo que é transitório e esses "problemas" não vão durar a vida toda... a saúde sim, a saúde é permanente, natural e Divina!
Namastê!

5 comentários:

  1. Qur linda você! Agradeço cada palavrinha juntada com amor... Por compartilhar seus experimentos e experiências que nos estimulam um tanto!!! Mil beijos e parabéns, nega!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por partilhares a tua experiência: muito importante mesmo. :)

    Muita força nesse processo, tu consegues!!

    ResponderExcluir
  3. Estou com o mesmo problema, tô tendo espinhas até no couro cabeludo. um pouco assustador, mas sei que vai passar. Obrigada pelo post , sei que não estou sozinha nessa. vida saudável é pra vida toda!

    ResponderExcluir
  4. Estou com o mesmo problema, tô tendo espinhas até no couro cabeludo. um pouco assustador, mas sei que vai passar. Obrigada pelo post , sei que não estou sozinha nessa. vida saudável é pra vida toda!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!