Cruatividade

"O processo criativo do VIVO está ligado ao nosso PH básico" Ana Branco - profª de Artes e Design - PUC/RJ. Pioneira na Alimentação Viva no Brasil.

Esse pedacinho aqui do blog é dedicado à postagem de algumas fotos e receitas muito práticas que só dependem mesmo da nossa luz brincante chamada CRIATIVIDADE.
Várias vezes nos deparamos com frases do tipo "comer com os olhos", ou chefs de cozinha que dizem que "o prato é como uma tela em branco"...
Os alimentos vivos são sempre muito coloridos, evidenciam o seu sabor, intensidade e ação no organismo e, se somos CRUativos, podemos fazer mesmo qualquer um babar em nossos pratos! Citando novamente a professora Ana Branco: "As cores não nasceram nas latas de tinta, nasceram da Terra!"
De certa forma, posso dizer que esse tempo que "gasto" na montagem das refeições tem me empolgado cada vez mais com o Crudivorismo, pois encontro nessa "alimentação visual" os primeiros sinais de nutrição. Além de que o contato carinhoso com o alimento é uma necessidade terapêutica da qual nos afastamos cada vez mais em nosso dia-a-dia. Picar, triturar, transformar, dispor e montar cuidadosamente, tudo ao seu lugar, é um processo de centramento e contato com a natureza muito gostoso que vale a dedicação, pois, afinal de contas, você está fazendo isso para você mesmo e para as pessoas que ama, sua família, seus amigos.
Os olhos são mesmo, como dizem, o primeiro estômago e a comida crua com suas cores vibrantes é simplesmente fortalecedora dessa ideia! Namastê!

Sorvetinho de manga e mamão com chia. Apenas deixei as frutas por cerca de 1h no congelador e as bati no liquidificador.
Este é de manga com banana e chia, como não congelei, ficou tipo um mousse. Apetitoso, não?









Banana com cacau, canela e chia confeitado com lasquinhas de coco e uva passa. 











  
As saladas no pote estão super na moda e realmente são uma mão na roda pra quem não tem muito tempo de preparar a sua no dia a dia. Dá pra fazer uma infinidade de combinações coloridas e nutritivas. A regra é sempre deixar o molho lá pro final e as folhas perto da tampa, utilizar pote de vidro com uma boa veda para que sua salada continue viva por mais tempo.

 

Saladas são sempre as mais formidáveis para fazermos nossos olhos saltarem, boca salivar e estômago roncar! 


Essas trufinhas são simplesmente a massa da Tortinha Doce  só que enroladinhas. Dá pra ver na cara delas o quanto satisfaz! hahahaha

Mandalas de frutas são maravilhosas!


1- elas te conectam com a doçura da vida
2- elas te conectam com o alimento/natureza
3- trabalham a concentração
4- trabalham a noção de espaço
5- é quase uma cromoterapia!
6- comer depois é muito mais gostoso!





Beterraba, gengibre, morango e hortelã


Ainda não conheço forma mais eficiente de se nutrir do que através de sucos. Podem ser energéticos, depurativos, desintoxicantes, são sempre refrescantes e, com as combinações certas, podem até substituir ou complementar uma refeição pequena.

Morango e mamão
Agrião, limão, gengibre e manga

Este "bolo" foi uma brincadeira que fiz aqui, super simples: Bati no liquidificador duas bananas com canela e gengibre em pó,  cortei duas fatias de abacaxi e algumas fatias de maçã e montei feito um bolo recheado, joguei chia por cima só pra ficar legal.


Guacamole é o alimento mais popular entre os crudivoros! hahaha É rápido, fácil e gostoso. No caso aí eu coloquei algumas sementes de girassol e gergelim e usei a própria casca do abacate pra comer.








Beterraba, maçã, banana e gengibre


Um comentário:

  1. Gostei de tudo minha linda ... vou experimentar lentamente, especialmente os queijos ... rsrsr gratidão ... namastê ...

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!