sexta-feira, 22 de maio de 2015

Shampoo Caseiro

Quando leio os rótulos dos produtos fico abismada com a quantidade de coisas que tem ali que eu não faço a menor ideia do que se trata... e que eu, passivamente, esfrego no cabelo, na pele, nos olhos e até ingiro.  
Uma vez li uma matéria que falava sobre o cabelo dos índios, que não usavam shampoo e condicionador e tinham um brilho sem igual... Realmente. Fiquei muito tempo com aquilo na cabeça e parei de usar os produtos convencionais. Como já tenho costume de "comprar de quem faz", comecei a utilizar alguns sabonetes artesanais, cremes e até passei algum tempo só lavando com água quente e fazendo oleação com óleo de coco ou de girassol de vez enquando... A medicina Ayurveda recomenda-se fazer oleação para a limpeza dos fios e também da pele. 
Não é novidade o meu desgosto pela indústria e a minha vontade de fazer com as próprias mãos quase todas as coisas que me forem possíveis. Pesquisei muito sobre shampoos naturais e caseiros e resolvi "criar" um com as coisas que já tinha em casa para fazer um teste. Andava com vontade de clarear os cabelos e não quero usar tintura, daí lembrei que minha mãe falava que usava shampoo de camomila em mim quando eu era criança e por isso tinha os cabelos mais claros... Eu tenho camomila em casa então....
Prepara a peruca aí que lá vai a receita!
INGREDIENTES:
1 Babosa
50ml de chá de camomila frio
Algumas gotinhas de limão
1 colher de bicabornato de sódio
1 colher de vinagre de maçã
1 colher de óleo de coco ou de girassol

Preparo: 
Corte a babosa no sentido longitudinal e extraia com uma colher toda a água e gosma que tem dentro da folha. Misture bem todos os ingredientes e deixe ferver até diminuir a quantidade, a água do chá precisa evaporar para que os óleos absorvam bem as propriedades dos outros ingredientes. Deixe esfriar, coloque em um recipiente de vidro e pode tomar um banho bem natural! 
Essa proporção da receita foi uma proporção de teste, então rendeu muito pouco mesmo, como pode ver na foto abaixo:


Fica a dica pra, depois que esfriar, acrescentar gotas de algum óleo essencial que você goste para dar um cheirinho único, só você tem seu shampoozinho especial, é muito gostoso fazer as coisas pensando em nos acariciar um pouco.
Outro ponto importante de falar é que esse shampoo não faz espuma, então talvez possa parecer meio esquisito no começo. Para fazer efeito e limpar legal, é bom molhar os cabelos, passar o shampoo e deixar agindo por uns 5 minutinhos, tempo de se ensaboar e enxaguar.
Pode ver outras ideias bacanas clicando aqui
Eu gostei do resultado e vou providenciar mais!

Namastê!

Cruative-se no Instagram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!