sábado, 20 de junho de 2015

Docinhos de Tâmara

O doce perguntou pro doce: Qual é o doce mais doce que o doce de batata doce?
O doce respondeu pro doce: O doce mais doce que o doce de batata doce é o doce de batata doce!
Se tivesse perguntado pra mim, eu diria: AS TÂMARAS!
Além de serem ótimas substitutas para o açúcar e o mel, são ainda fonte de potássio e riquíssimas em vitamina C.
Hoje fui a primeira (de muitas!) vivência em Nutrição e Movimento que a Entretantas Conexão em Dança promoveu em parceria com o Clorofila - Restaurante Ecológico, aqui em Curitiba.
O tema da vivência foi O Corpo e a Alimentação na Idade Média, ministrada pelo professor Renato Toledo e foi maravilhoso refletir sobre os conceitos de alimentação deste período.
Na "mesa" (uma toalha posta ao chão, como um delicioso pic-nic!), haviam muitas delícias que remetiam a alimentação na Idade Média, porém bem adaptados ao nosso tempo... mas, claro, tudo vegano (até porque na Idade Média - ouso dizer que hoje em dia também - comer carne era coisa de gente muito rica). Frutas, pães, patês de especiarias e um docinho que me chamou muito atenção.
Receita simples mas a ideia é fantástica, rápida, prática e muito mimosa, que pode enfeitar e adoçar muita mesa de aniversário por aí.

INGREDIENTES:
Tâmaras
Castanhas ou outras frutas

PREPARO:
Hidrate as tâmaras por cerca de duas horas. Coloque a sua opção de recheio dentro da tâmara, corte ao meio e coloque em forminhas de brigadeiro. Sim, é só isso.

No evento, as tâmaras foram recheadas com castanhas do pará. Quando cheguei em casa, corri fazer alguns com morango para fotografar e postar aqui (e comer, claro). Cortei a tâmara ao meio e coloquei a pontinha dos morangos dentro, como um copinho.

Fiquei imaginando esses docinhos em festa de criança. Muito mais fácil do que passar a madrugada inteira enrolando brigadeiro... Sem contar na qualidade nutricional que você coloca a mesa.
Não é simplesmente um doce, é vida açucarada e energética que a natureza nos disponibiliza!
Namastê!!!








Cruative-se no Instagram

2 comentários:

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!