domingo, 28 de junho de 2015

Oh Risoflora!

Muita gente me pergunta se não sinto saudade de comer algumas coisas... Tipo arroz.
Primeiro, acho importante falar que essa coisa de ter "saudade" de comida é, pra mim, muito esquisito. Eu sinto saudade de algumas pessoas que não vejo faz tempo, da minha cachorra que morreu, de alguns lugares onde estive... Mas comida realmente não é algo que penso que vale a pena construir uma relação afetiva a ponto de sentir saudade (e isso que eu amo comida!). Esses processos de desidentificação acontecem a medida que nos proporcionamos bem estar, a natureza do nosso corpo vai compreendendo aos poucos que estamos entrando em sintonia com a natureza universal e que não estamos nem um pouco descolados dela, nós somos parte dela.
Por isso, não, eu não sinto "saudade" de comer algo que não foi feito completamente para o sistema digestivo humano, se eu fosse uma ave talvez sentisse. Acho o arroz importante numa dieta tradicional e cozida, ele realmente tem muitas propriedades nutritivas e importantes mas, quanto mais me aproximo das possibilidades cruas da natureza, mais me afasto das que necessitam de grande cozimento e refinamento porque esses processos só existem porque nosso sistema não dá conta de fazer sozinho.
Mas nosso organismo dá conta de muitos muitos outros alimentos e a nossa crUatividade dá conta de transformar alguns deles em pratos parecidos com o que já tivemos algum apego. Nunca fui muito de arroz, mas depois que descobri o Risoflora no crudivorismo, passei a adorar risoto! Como assim? Segue a receita!

RISOFLORA - "RISOTO" DE COUVE-FLOR

INGREDIENTES:
1 cabeça de couve-flor madura
1 tomate maduro
Suco de meio limão
Manjericão, oregano, pimenta calabresa a gosto (pra mim muito!!)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal se quiser

PREPARO:
O preparo desse risoto (vale falar que só chama assim porque fica com aspecto parecido mas o gosto não tem nada a ver!) é bem simples. Deixe a couve-flor picada de molho com água e o suco de limão por uns 20 minutos. Em seguida escorra a água e bata no liquidificador com os temperos. É preciso ter paciência. Vá colocando os ramos da couve-flor aos poucos e desligue o liquidificador algumas vezes, revire com a colher. Depois que tudo já estiver triturado, coloque o tomate picado e o azeite de oliva, bata o suficiente para que misture um pouco mas ainda deixe os ingredientes em pedaços (se o tomate tiver muito suco, pode acabar virando uma pasta).
Coloque em um prato, acrescente sal e mais algum tempero se preferir (eu jogo gergelim às vezes) e está pronto!
 Nessa outra versão aqui, além da couve-flor eu bati também alguns brócolis e fiz um creme de cenoura e inhame (basta colocá-los no liquidificador com meio copinho de água, manjericão, alecrim, sal, azeite de oliva, pimenta e cúrcuma), ficou delicioso!!!

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!