domingo, 28 de junho de 2015

Óleos Corporais

 Cremes hidratantes são óóótimos para absorvermos toxinas! São produzidos de maneira totalmente química e proporcionam sensação de bem estar apenas a curto prazo, ao longo do tempo vamos precisando de um creme para isso, um outro para aquilo, um outro para mais uma coisinha e assim acabamos nos intoxicando cada vez mais tentando "remediar" alguns descuidos que temos com nossa nutrição e qualidade de vida. 
Partindo do princípio de que a nossa pele também "come" (absorve os nutrientes para dentro do nosso corpo), utilizar óleos vegetais é muito mais vantajoso. Se podemos ingerir com facilidade os vegetais, significa que podemos utiliza-los na pele sem o menor problema. Você consegue comer uma colherada de creme hidratante? E uma colher de óleo extraído de um vegetal? Faz sentido, não? 
Muitas terapias utilizam da oleação interna e externa para obter alguns resultados positivos. Os óleos podem atuar em dores ósseas e musculares, constipações, má digestão, má lubrificação das articulações, regulação de temperatura do corpo, etc.
Extrair o óleo dos vegetais é um processo muito trabalhoso e demorado, por isso, certifique-se de que está escolhendo o melhor óleo para o seu corpo. Procure sempre (tanto para comer quanto para a pele) os óleos prensados a frio e com menos refinamentos possível. 
Para quem tem a pele oleosa ou muita acne, pode recorrer ao óleo de semente de uva, que é bem fino e de rápida absorção. Quem sente muito frio, pode procurar o óleo de gergelim ou girassol, espessos e de propriedade quente, já quem tem problemas com o calor pode procurar os óleos de propriedade fria como óleo de coco, rícino (evitar ingestão sem orientação terapeutica, pois é um poderoso purgante!) e babosa. 
Medicar os óleos é uma prática muito comum em terapias de massagem orientais, como na tradicional medicina Ayurveda, que receita oleação e massagens para a maioria das doenças. 
Basicamente a receita é de 1 parte de ervas para 4 de óleo vegetal para 16 de água, vai ao fogo e espera todo a água evaporar - é um processo bem demorado -  isso faz com que o óleo absorva as propriedades da erva fazendo com que elas atuem com mais eficiência em nosso organismo. É importante saber que tipo de óleo e que tipo de erva utilizar e saber as propriedades desses ingredientes, para que eles servem, como atuam no organismo... Vale uma pesquisa profunda sobre os benefícios das plantas!
óleos de camomila e de canela que fiz. O de camomila uso para lubrificar os ossos e relaxar os músculos e o de canela utilizo a noite, antes de dormir, nos pés e nas mãos para esquentar... é muito gostoso e cheiroso!
Gosto de colocar tudo o que faço para receber um pouco de energia solar. Pois é nossa maior fonte de vida, sabedoria e esclarecimento. Essa energia também fica ali, guardadinha no vidrinho para que possamos nos nutrir dela sempre que precisarmos... Sem deixar de lado um gostoso banho de sol, que também é muito importante!

Banho de sol no óleo medicado com canela

 Para produzir seu próprio óleo corporal para hidratação e pele macia você vai precisar de:
300ml de algum óleo base (sugiro: semente de uva, girassol ou amêndoa doce que são mais finos, incolores e com menos cheiro)
Algumas gotas de óleo essencial de sua preferência (pode ser essência também mas o óleo essencial carrega propriedades verdadeiras da planta que você escolheu, enquanto as essências são quimicamente manipuladas para reproduzir aroma)
Flores e ervas para colocar no vidro. Além de enfeitar, ao longo do tempo o óleo vai naturalmente absorvendo propriedades dessas ervas e temos aproveitamento delas.
Misture tudo e coloque em um frasco, mantenha sempre em local fresco e arejado.

Namastê!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário, pergunta, sugestão ou crítica. Namastê!!!